A Fundação Instituto de Previdência Social dos Servidores de São Francisco do Sul (IPRESF), responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores do Município de São Francisco do Sul, conquistou Certificação Institucional ‘Pró-Gestão RPPS’, no Nível II, através do ICQ Brasil, uma das entidades certificadoras credenciadas pela Secretaria de Previdência Social.
O certificado é válido até 16 de dezembro de 2022. Durante o período de sua vigência, o IPRESF deverá fazer o monitoramento das suas atividades, visando a continuidade dos bons padrões estabelecidos na aquisição da certificação.
O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, denominado ‘Pró-Gestão RPPS’, foi instituído pela Portaria MPS nº 185/2015, alterada pela Portaria MF nº 577/2017 e tem como objetivo a implantação das boas práticas de gestão inseridas nas ações que compõem os três pilares do Programa: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.
No âmbito dos ‘Controles Internos’, o objetivo é garantir que as estratégias e os objetivos definidos para a boa gestão do IPRESF serão atingidos, através do mapeamento de riscos e da garantia de que estes fiquem dentro de níveis razoáveis, assegurando transparência, ética e segurança às atividades do Regime Próprio de Previdência Social.
O pilar de ‘Governança Corporativa’ corresponde ao sistema de regras e processos que fundamentam o bom funcionamento do IPRESF, mitigando riscos e aumentando a performance e segurança do trabalho do Regime Próprio de Previdência Social.
Por fim, ao avaliar o aspecto de ‘Educação Previdência’, o Programa verifica a capacitação e qualificação destinada aos servidores públicos e segurados, as atitudes tomadas para ações de transparência do RPPS e as políticas de educação relacionadas aos aspectos previdenciário e financeiro/investimentos.
A conquista da certificação traz benefícios para o IPRESF, tais como: - Melhoria na organização das atividades e processos; - Aumento da motivação por parte dos servidores; - Incremento da produtividade; - Redução de custos e do retrabalho; - Transparência e facilidade de acesso à informação; - Perpetuação das boas práticas, pela padronização; - Reconhecimento no mercado onde atua; - Acesso a novas opções de investimentos de seus recursos financeiros.
Após autorização do Conselho Administrativo e adesão do Prefeito Municipal, Sr. Renato Gama Lobo, o IPRESF instituiu Comissão Especial de Implantação do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, formada pela Diretora Presidente do IPRESF, Sra. Beatris Dircelha dos Santos, pelo Procurador Previdenciário do Instituto, Dr. Fernando Gomes de Fáveri, e pela Gerente Administrativa, Srta. Flávia Regina Celestino, que realizaram, conjuntamente aos demais servidores do IPRESF, as atividades necessárias para a obtenção do Certificado.
O processo de certificação é dividido em 5 etapas: planejamento, análise documental, auditoria de certificação, análise do processo de auditoria e recomendação de certificação.
A auditoria documental do IPRESF iniciou em dezembro de 2019, e nos dias 16 e 17 de dezembro foi realizada a auditoria in loco, para averiguação dos processos e entrevistas com gestores e servidores. A emissão do certificado, pelo ICQ Brasil, ocorreu no dia 09 de março de 2020.
Certificado Pró-Gestão RPPS - Nível II
São Francisco do Sul